19/06/2010

Intimidade

Outro dia andei refletindo sobre intimidade e hoje li uma matéria dizendo que a intimidade entre um casal era um grande teste da alma. Eu discordo. Para mim, a intimidade está no pedaço da alma de um que se une a alma do outro e se torna a própria alma do casal. A mesma matéria dizia que ser íntimo de alguém era ter esse ser dentro de si no sentido do conhecimento profundo que a comunicação entre eles proporciona. Nisso eu concordo.
Nenhum corpo nu e performances sexuais estarão tão perto da intimidade, do que estará a comunicação entre as pessoas, o compartilhar de emoções, sentimentos e desejos.
Se comunicar é diferente de falar. É se expressar. Para se expressar livremente atingindo esse grau de intimidade é preciso um ouvinte aberto, principalmente quando não se partilha da mesma opinião. Onde há expressão e intimidade existe algo muito precioso, a confiança.
Ser íntimo de alguém é perceber esse alguém. É perceber a lágrima antes do choro, é identificar a dor num comportamento diferente, é respeitar a individualidade, é querer dar alegria, é conhecer o desejo e a necessidade da pessoa antes mesmo dela descobrir.
Pessoas íntimas se sentem confortáveis em longas conversas, mas também juntas em longo período de silêncio.
Pessoas íntimas se comunicam na ausência e na distância e continuam confortáveis com isso.
Talvez a distância seja o grande teste da intimidade. Se ser íntimo é ter o outro dentro de si, então não há distância física capaz de romper com isso.
Concluindo de forma simplificada, para mim, intimidade é o espaço comum que duas almas, na sua mais plena naturalidade, ocupam juntas em estado de harmonia e amor.

Um comentário:

  1. Patricia Mauzer Gollovitz20 de junho de 2010 às 17:46

    Tenho pensado muito em intimidade ultimamente; e certamente voce conseguiu traduzir em palavras uma condição tão única e profunda!

    ResponderExcluir