03/01/2010

E mais desejos satisfeitos no feriado...

Passei os dois primeiros dias do ano em Barcelona, com Daniel!
Tenho, para mim, que todo Daniel é especial... uns mais que os outros... tem Daniel que é apaixonante e depois que a gente conhece não quer nunca mais se separar...
Foi assim com Daniel Sempere, personagem do livro "A Sombra do Vento", de Carlos Ruiz Zafón, que me levou para uma aventura emocionante, de mistérios, romances, segredos, intrigas e laços profundos de amor e amizade.
Foi um dos melhores livros que já li nos últimos tempos!
O tema, por si só já me atrai. O filho de um livreiro que encontra um livro que ninguém conhece o autor... livro e mistério... mas as tramas que aparecem dentro de cada fato parecem até que estão sendo contadas por Sherazade e eu, assim como o rei das "Mil e Uma Noites", concederei a vida a esse livro e esse autor, em minha biblioteca, para sempre!
Costumo dizer que não sou eu que escolho os livros, são eles que me escolhem. Disse isso pela última vez dentro de uma livraria, para a minha amiga Vivi. Pouco tempo antes ela havia dito que eu precisava ler "A Sombra do Vento". Enquanto ela atendia um cliente, fui xeretar uns livros que acabavam de chegar diretamente da editora e estavam sendo catalogados por um funcionário. Tomei um nas mãos e o moço me disse: "Se gostar desse livro, vai gostar também de 'A Sombra do Vento'...". Coincidência ou um sinal? Bom, expliquei a eles que não podia mais alimentar a compulsão de comprar livros, que havia 30 títulos não lidos no meu armário, das últimas inocentes comprinhas no Submarino e das extravagâncias de ir toda hora aquela livraria, a Livraria Sobrado e entre um café e outro lá vou eu me arrebatar de emoção me enfiando nas prateleiras e não conseguindo deixar ali, os pobrezinhos, que me escolhem e imploram para que eu os leve para casa. E eu, claro, não aguento aquela sedução toda, ainda mais com o cheiro que tem!!!
Consegui sair ilesa daquele andar e tomar meu café em paz (confesso que não com tanta paz assim) e eis que vem a Vivi com um embrulho de presente para mim em suas mãos!!! O livro!
A dedicatória que a Vivi fez pra mim foi tão bonita quanto o livro porque apesar do pouco tempo que nos conhecemos (e nos conhecemos numa livraria!) parece que nossas almas já se conhecem há muito e ela realmente sabia o quanto ele seria especial para mim e não só como recomendação de um bom livro.

Um comentário: