11/06/2009

"Tornar-se Como Deus" - Michael Berg

Depois de uma temporada de 1 semana no hospital, correndo risco de vida e sentindo uma dor que eu nunca imaginei que pudesse existir perdi a viagem dos sonhos para a Irlanda. Passei todos esses dias recebendo 3 ligações por dia do meu ex-namorado, para saber se eu estava bem, mas logo em seguida falando dele, das crises existenciais dele, dos problemas dele e inclusive das dúvidas dele a respeito de ir me visitar no final de semana. Se não estiver enganada a tal da dúvida era porque ele tinha feito uma viagem ou duas, ou sei lá quantas nos fins de semana anteriores e não estava nos planos dele ir para São Paulo me visitar NAQUELE. Posso imaginar o quanto devia estar sofrido e duro para ele tomar uma decisão, realmente era um problema muito difícil para se resolver, lutar contra seus desejos físicos egoístas e se sacrificar para visitar um afeto, alguém que sofria e que podia não estar mais ali a qualquer momento. É, pensando friamente, se eu tivesse morrido ele teria que fazer mais uma viagem para cumprir um papel social no enterro, seria um sacrifício enorme, mesmo, ele tinha razão para tanta preocupação a respeito dos deslocamentos!
Existem momentos na vida que as coisas ficam muito claras, mas a gente teima em não querer enxergar... ILUSÃO... a causa de todo nosso sofrimento, de todos os nossos problemas, de tudo que nos impede de seguir a diante, no fluxo da vida. Estava mais do que na cara a falta de amor do meu ex-namorado por mim, mas eu ainda insisti nessa estória por alguns meses, voltamos e terminamos, óbvio!
Um dia na casa de meu amigo Tomás, ele tira esse livro da estante e joga em minhas mãos... "Toma, você precisa ler esse livro, fala todas as coisas loucas que você já diz, é a sua cara, vai adorar!" Como uma boa escorpiana investigativa, corri para casa para descobrir quais das coisas loucas que digo estavam ali.
Bom, o livro fala sobre a grande prisão que é esse mundo e como nos libertarmos dela, isto é, descobrindo o que realmente importa e eliminando as ilusões. A Cabala diz que todos os problemas desse mundo são fruto do "desejo de querer tudo para si mesmo" (egoísmo) e como esse ato pode provocar sentimentos e estados negativos e como é simples nos conectarmos com a LUZ, que é a fonte de toda prosperidade, amor, paz, harmonia e tudo mais que precisamos. Fala sobre o "pão da vergonha", que é o conceito cabalístico de recebermos sem nos sentirmos merecedores, o que resulta em reações muito visíveis na nossa vida prática.
Esse livro me fez entender coisas no relacionamento com meu ex-namorado que me ajudaram a começar um processo de desapego e libertação de um sentimento que estava preso na ilusão.
Sempre tive muito claro na minha cabeça que todo sofrimento vem de uma ilusão e sempre me faço as perguntas: "De onde vem essa dor? O que não está claro aqui nessa situação? O que está obscuro? O que precisa vir a luz?". Mas eu sei que tenho uma tendência a fantasiar e demoro para resolver situações muito claras e simples por me prender a algo do passado que foi bom e que foi real naquele momento, mas deixou de ser no presente. Esse livro me ajudou a identificar essa minha "demora" no processo.
Começou aqui um interesse pelo assunto... Cabala... o resto foi acontecendo no fluxo...

Um comentário:

  1. obrigado por ter feito este post! agora sei que é este o livro que estou procurando :)

    ResponderExcluir