12/10/2009

Meus Vizinhos Estão Mortos

Sexta-feira à noite. Me viro na poltrona, abraçando-a, olhando para fora da sacada. Ao fundo, os três prédios do meu condomínio, dois lado a lado em diagonal, o terceiro ao fundo fechando o espaço que sobrava entre os outros, todos com as sacadas voltadas para mim.
Quase todas as janelas das salas acesas, iluminações distintas, tons amarelados, azulados, esverdeados, mais claros, mais penumbra, avermelhados. Minha imaginação corre para inventar estórias sobre os moradores da cada "iluminação", mas antes disso, algo me chama atenção. Dessas janelas acesas, todas tinham ao fundo uma outra iluminação, com contrastes, brilhos, cores, movimentos, verdadeiras vidas que se moviam frenéticas piscando, quase hipnóticas, era a iluminação ativa da televisão.
Rapidamente meu pensamento sobre os personagens e estórias de cada apartamento se foram. Em vez de passar os olhos escaneando cada janela, congelei a cena dos três edifícios no meu campo de visão e me fixei nessa imagem. Era possível descobrir quais apartamentos assistiam o mesmo canal, pois quando a cena mudava, todos juntos piscavam como se fossem sair da tela, explodindo as mesmas cores de luzes para dentro das salas.
A minha brincadeira de contemplação dava corda aos meus pensamentos até que um assustador se apresentou. Mais de quarenta minutos invadindo a privacidade de meus vizinhos e ops, não havia vizinhos!!!
Cada sala parecia sem nenhuma vida humana. Será que foram todos abduzidos por uma nave espacial? Será que todos eles são parte de algum grupo de espionagem e estão em missão deixando as TVs de suas casas ligadas para disfarçar? Huuumm... duvido! Durante esse tempo, apenas um senhor se levantou e voltou rapidamente com um potinho nas mãos, acho que era algum petisquinho para comer diante da tela viva. De resto, nenhum movimento humano, nada, não parecia haver uma respiração. Respiração, movimento... Serááá??? Que estão todos mortos? Que tipo de morte poderia ser assim, conjunta, limpa e silenciosa? Talvez os prédios tenham sido invadidos justamente por um gás que sai da tela da TV e mata instantaneamente!!! É possível!
Mais um tempo congelando a fotografia e concluí que essa última opção era realmente possível. Estavam todos mortos diante da televisão. Mas esse não é um gás que sai das telas e mata instantaneamente, é um conjunto de cores, sons e movimentos que afetam os sentidos, a presa é seduzida ao conforto do sofá desde pequena e sem pressa, esse objeto de alta definição hipnotiza, deixa a pessoa com músculos relaxados, olhos acomodados, esvazia seu cérebro e vai matando aos poucos sua essência; não permite que ela tenha seus desejos, afinal proporciona tantos outros que devem ser desejados também; não permite que seja otimista, positiva e feliz, pois só exibe as desgraças do mundo; não permite que se leia, porque dá uma preguiça do cão sair do sofá; não permite que se crie, para quê? se já tem tanta coisa para ser consumir intelectualmente lá, é para se entupir de informações e não esvaziar o cérebro para criar; não permite que se brinque, converse e fale bobagens em família, porque senão se desatualizarão do que está acontecendo no mundo e na firrrrrma a pessoa será a menos atualizada. Não permite que as pessoas tenham sua vida, porque elas nem sabe quem são e o que querem.
Infelizmente, meus vizinhos estão lá na sala deles, mortos!!!

Um comentário:

  1. gostei... leria um livro seu... \o/
    crônicas... jah pensou?
    a hora q vc falow deles estarem mortos, lembrei de um vídeo q vi esses dias... "Monty Python - a piada mais engraçada do mundo" procura no you tube, não tem nada av com o texto, mas lembrei... rsrsrs
    Luh... desculpa por hj... conversamos domingo, ou segunda...
    bjo... vou pensar no q vc falow!!!

    ResponderExcluir