12/10/2009

"Mundo Perfeito de LuMiLanov" - Bolsa Família Tecnológico

Outro dia, meu amigo Tomás escreveu dizendo que leu um livro de Monteiro Lobato, escrito em 1.926, "O Presidente Negro", que tinha lembrado de mim, que era bem interessante.
Disse que fala da eleição de um presidente negro nos EUA e que além disso, que as cidades no futuro irão ficar bem calmas, pq as pessoas iriam "irradiar" o trabalho de suas casas (nesse sentido ele lembrou de mim eu acho), bem como os votos seriam apurados de casa.
Dias antes eu divagava sobre ensino a distância, os prós e os contras e que visualizo isso acontecer muito rápido. Em São Paulo, principalmente, existe uma tendência de que as pessoas não saiam mais de casa para quase nada e para mim, isso seria o paraíso!!!
Há mais de dez anos atrás eu e o Tomás já discutíamos esses assuntos, já sabíamos o quanto era desnecessário sair de casa para trabalhar oito horas por dia e o quão improdutivo são essas horas para pessoas altamente produtivas e criativas. Nessa época ele lia Domenico De Masi e eu constatava por mim mesma sobre o ócio criativo e sobre a improdutividade das pessoas da firrrrrma.
Voltando a minha resposta ao Tomás, já lancei minha teoria futurista do programa "Bolsa Família". Para pessoas com nós, Ray Bradbury, Monteiro Lobato, que podemos visualizar coisas completamente insanas para nosso tempo, me dou total direito de falar sobre elas. Bom, para mim, esse programa só será vantajoso no futuro, quando um presidente consciente inserir um computador e testes diários para que o programa fosse mantido. A educação seria imposta pelo governo, em vez de o desemprego ser imposto ao governo como forma das pessoas se manterem no "Bolsa Família". Assim sendo, já seriam eliminados os gastos com as escolas públicas e transporte. Seriam parte do programa educacional matérias como educação sexual, práticas de higiene, saúde, civilidade, ecologia, nutrição.
Não é uma tristeza nosso povo não saber nada sobre a vida? Sobre as possibilidades tão simples da vida... não é medíocre comandar as pessoas em troca de voto, só dando leitinho na boca? Como gatinhos!!! E os gatinhos, mesmo assim, ainda tem seu instinto selvagem... e alguns pobres, miseráveis ainda preservarão seus instintos selvagens... não se contentarão com o leitinho dado, se acharão no direito de pegar o que o vizinho tem, não são capazes de entender o que podem conquistar, querem ganhar e se não ganham querem tirar do outro, porque acham que o outro ganhou mais e não conquistou. Só que o "vizinho", o "outro" é o próprio político, é o empresário, é o trabalhador, é o estudante. Alguém conhece esse ciclo? O que os políticos estão construindo? Que ganância é essa? Que lei é essa do um tirar do outro? É isso que vivemos há séculos e é isso que o "Bolsa Família", sem um programa de educação conjunto, cultiva.
Privar o ser humano de desenvolver seu intelecto é o pior crime que se pode cometer, em minha modesta opinião.
Seria incrível se nossos políticos trabalhassem realmente para o bem da nação e que a nação trabalhasse para o bem do seu próximo, que também é o político, formando assim uma teia homogênea de paz. Não vejo como o voto de um presidente que faça de verdade o bem não esteja garantido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário