26/08/2010

Insight Feminino X Masculino

Outro dia tive o privilégio de ter o Dani só pra mim. O Dani é o Daniel Borges, meu instrutor de Swásthya Yôga.
Ao final da prática ele aproveitou para corrigir a passagem do Shiva Mudrá ao Prána Mudrá, que são gestos reflexológicos feitos com as mãos.
No Shiva Mudrá, nós mulheres, colocamos a palma direita sob a palma esquerda e os homens ao contrário, por causa das polaridades feminina (negativa) e masculina (positiva). Ao passar ao Prána Mudrá, unimos os polegares e subimos a mão direita sinuosamente podendo utilizar-nos de todo nosso braço e ritmo, levando a mão esquerda, que ao final se junta à palma da mão, lembrando que as mãos são ao contrário para os homens.
Eu estava fazendo esse gesto meio bagunçado, movimentando as duas mãos e nenhuma movimentando com tanta sinuosidade, isto é, masculino invadindo feminino e feminino invadindo masculino, nada coordenado.
E o Dani me disse... "a mão direita é o feminino, ela sobe leve e sinuosa, dançando, enquanto vai levando a outra mão que é o masculino, que sobe mais firme quando chega ao final é essa mão que num gesto mais brusco se une a outra".
Ficou para mim evidente a energia da "ação", aliás, dos dois tipos de ação das energias opostas e complementares.
Faz mais de um mês que toda vez que pratico esse gesto ele se torna mais consciente de seu significado. A propósito, acho que é isso que significa um gesto "reflexológico", trazer, através de um gesto, um estado de receptividade superlativa que desencadeia uma sucessão de estados de consciência.
Swásthya Yôga!!!

2 comentários:

  1. o tua forma de ver o mundo e as pessoas realmente mexe comigo...
    amo teus textos....
    bjok, flor

    ResponderExcluir
  2. De tão linda a postagem da Déborah (Final Alternativo), eu cantei e criei uma frase, lancei tudo no twitter. Li o seu comentário e vim compartilhar com você. [sorrio]. Espero que goste do que eu trago. Não precisa retribuir a visita. Eu só vim mesmo compartilhar. Não vou ler hoje. Serei honesto. Mas se você for ao meu blog será um prazer para mim, Lu.

    Quando você foi embora, fez-se noite em meu viver, forte eu sou, mas não tem jeito, hoje eu tenho que chorar... (Travessia – Milton Nascimento).

    *É lindo ver a mulher se revelar/O jeito da mulher amar, e até desamar, é algo, paradoxalmente, suave e intenso (Jefhcardoso)

    http://jefhcardoso.blogpsot.com

    ResponderExcluir